Beautiful hair needs an expert
Um novo conceito
Dicas
Voltar
ESTRUTURA DO FIO

05/08/2010
ESTRUTURA DO FIO

         O fio de cabelo é uma estrutura fina que cresce em média 1,5 cm ao mês. Ele é constituído principalmente de uma proteína denominada Queratina. Durante seu crescimento ele é envolto pela secreção das glândulas sebáceas. Estas são as responsáveis pela lubrificação dos fios, funcionam como uma capa protetora, além de permitir brilho e suavidade ao fio. Cada fio possui raiz e haste. A haste é a parte visível.

Visto ao microscópio, cada fio possui três estruturas principais:

MEDULA – É a parte central do fio. Há fios de cabelo que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com Queratina esponjosa.
CUTÍCULA – Parte externa do fio, de estrutura delicada, constituída fundamentalmente pela Queratina, uma proteína elástica e flexível, presente nos cabelos em estado normal. Sua função principal é proteger o fio.
CÓRTEX – Responsável pela elasticidade do fio, armazena a cor do cabelo. O pigmento do cabelo é denominado Melanina e é produzido no bulbo capilar. A Melanina e os grandes espaços entre as células do córtex determinam o brilho e as tonalidades de cor. Mudanças na cor e na estrutura capilar ocorrem no córtex.

 

Leia também




Novidades

A FERRAMENTA QUE FALTAVA EM SEU SALÃO

Um penteado bem elaborado vai exigir de você um pouco mais de conhecimento e de habilidade. Mesmo se você tem facilidade para este tipo de atividade ...

» Leia mais

Dicas

O Ph DO CABELO

O pH, Potencial Hidrogeniônico ou Potencial Hidrogênio Iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer...

» Leia mais

  • Twitter
  • Picasa
  • Facebook
  • Youtube
  • Foto
  • Feeds